É a análise completa dos dados previdenciários do cliente para, de acordo com o seu objetivo, identificar:
Após feita toda a análise e estudo das possibilidades do cliente, é fornecido um relatório detalhado com todas as informações obtidas para que o cliente possa tomar a melhor decisão: se continua a contribuir com o mesmo valor que já vem contribuindo; se aumenta o valor das suas contribuições; se muda a forma de contribuir, se precisa obter provas referente a períodos e/ou salários no passado; se é melhor já pedir a aposentadoria ou se é melhor esperar mais algum tempo para obter um valor de aposentadoria melhor, etc.
É possível que você já tenha feito uma análise e descobriu que já consegue aposentar. Então você faz o requerimento e se aposenta com um determinado valor de aposentadoria.
Vamos imaginar que se aposentou com o valor de um salário mínimo.
O que ocorre muitas vezes é que embora você já tivesse completado os requisitos para se aposentar não sabia que se esperasse mais algum tempo antes de já pedir a aposentadoria poderia não só se aposentar, mas se aposentar com um valor muito melhor/maior (isto por ter alcançado algum requisito específico, como uma determinada idade, pontos ou determinado tempo de contribuição que permitia uma aposentadoria de uma regra diferente e melhor).
Com certeza você teria escolhido esperar mais um pouco antes de já dar entrada no pedido da aposentadoria, não é mesmo?
Agora imagine que se ao invés de ter que esperar um pouco mais você só precisasse regularizar algumas das suas contribuições do passado para se aposentar já e com um valor de aposentadoria maior e melhor por conta dessas regularizações (se for o seu caso).
Obviamente seria melhor ter feito tais regularizações!
Na realidade existem muitos outros detalhes e variáveis que se forem observados antes de fazer o pedido de aposentadoria poderá lhe ajudar a conseguir uma aposentadoria melhor.
A verdade é que para saber sobre essas possibilidades e se aposentar melhor não basta uma simples análise que apenas indique se você já pode aposentar. Você precisa fazer uma análise profunda e detalhada, investigando todas as possibilidades possíveis de melhorar o valor da sua aposentadoria ou mesmo de definir a melhor data/época para fazer o pedido, entre outras.
Isso é planejamento previdenciário!
Segundo a tabela de honorários da OAB/PR o valor da hora técnica do advogado é de R$ 426,72 (tabela vigente em jun/2023). A partir daí o valor vai depender do trabalho a ser elaborado, das peculiaridades do caso. O valor mais comumente cobrado pelos advogados previdenciaristas é de 01 salário mínimo, que inclusive costuma ser feito de forma parcelada.
O melhor era ter feito o planejamento previdenciário antes de ter feito o pedido da aposentadoria, mas você ainda pode fazer uma análise da sua vida previdenciária e dependendo da situação pode pedir uma revisão do benefício para buscar a melhor aposentadoria, se for o caso.